(66) 9.8400-1712

Terrenos sujos em Alta Floresta vão gerar multas à proprietários

Muitos proprietários de terrenos baldios que estão sem limpar, cheio de mato ou entulhos serão notificados pela Secretaria de Meio Ambiente do município de Alta Floresta. As notificações já começaram a partir da semana passada e conforme informou a secretária Celia Castro, a fiscalização será feita em todos os setores da cidade.


O município de Alta Floresta conta com quase 40 setores e de acordo com a secretária de meio ambiente, há muitos terrenos baldios, cobertos por matagal. E o problema não é apenas em bairros distantes, mas até mesmo na região central. “a intenção não é estar multando, mas visando mudar a imagem, melhorar e também ajudar na redução do índice de queimadas que nessa época atingem muitas vezes essas áreas”, comentou a secretária.


A partir da notificação, segundo Celia castro, o município espera um período até voltar ao local e tomar outras medidas. “O prazo é de 15 dias para as pessoas resolverem. Se persistir, infelizmente teremos que aplicar multa, respaldados por Lei”, comunicou a secretária de meio ambiente ao informar que o município também se responsabilizará em limpar as áreas particulares que os proprietários não limparem, mas o valor será cobrado no IPTU. Quanto à multa, é de R$ 1,50 por metro quadrado do terreno.


Lixo nas estradas


Celia Castro também informou que a Prefeitura de Alta Floresta por meio da Secretaria de Meio Ambiente está tomando medidas quando a pessoa que jogam ligo na beira de estradas em volta do núcleo urbano. Embora o município tenha um aterro seco a cerca de 5 quilômetros da cidade, há muitos pontos de Alta Floresta que pessoas jogam lixo doméstico como sofás velhos, fogões, geladeiras, pias, roupas, calçados, entulhos, entre outros produtos. “Temos um número de whatsapp para que as pessoas possam denunciar com fotos, vídeo e textos, informando o local e os responsáveis”, anunciou Castro informando que as pessoas podem ligar 9 8422 5894 para denunciar.