(66) 9.8400-1712

Hospital Regional de Alta Floresta realiza treinamento para Bombeiros, Médicos e Enfermeiros sobre classificação de risco

Assessoria 12 Mar 2018 às 14:46

O Hospital Regional de Alta Floresta – Albert Sabin, através da Secretaria de Estado de Saúde, realizará nesta segunda-feira (12) no SECITEC, a Capacitação para a Companhia de Bombeiro Militar, Médicos e  Enfermeiros da Rede Pública Municipal de Alta Floresta, sobre Classificação de Risco do Protocolo Manchester, ministrada pelo Dr. Euller Preza, médico do Hospital Regional.

O Protocolo de Manchester classifica os doentes por cores, após uma triagem baseada em sintomas, de forma a representar a gravidade do quadro e o tempo de espera para cada paciente e recebeu este nome por ter sido aplicado pela primeira vez na cidade de Manchester, em 1997. Hoje, vários países da Europa já utilizam o sistema de forma praticamente integral.

No atendimento pré-hospitalar o paramédico, após breve avaliação irá encaminhar o paciente para intervensão médica e de cuidados de enfermagem, de acordo com o potencial de risco, agravos a saúde ou grau de sofrimento, usando um processo de escuta qualificada e tomada de decisão baseada no protocolo, aliada a capacidade de julgamento crítico e experiência do enfermeiro. 

A classificação é realizada com base nos sintomas apresentados pelo paciente, assim como queixas, sinais vitais, escala de dor, etc. Após essa avaliação inicial, o paciente deverá ser encaminhado ao serviço indicado, atenção básica ou hospitalar, o quadro segue para o atendimento ou aguarda o momento de ser atendido, de acordo com os critérios do Protocolo de Manchester.

A capacitação do Protocolo possibilita abrir processos de reflexão e aprendizado institucional de modo a reestruturar as práticas assistenciais, avançando às ações de humanização, resultando no atendimento adequado, das Unidades Básicas de Saúde e do Corpo de Bombeiros.